domingo, setembro 18, 2005

Diferencial em Conhecimento e Cidadania.







O CIJ participou do Manifesto realizado pela EDUCAFRO no último dia 07 de Setembro.

- Ouça aqui The Power Goodbye enquanto lê.
Alunos,Coordenadores,Professo-
res,Voluntários e demais participan-tes dos diversos Núcleos detentores da Franquia Social do Pré Vestibular Comunitário da EDUCAFRO, portan-
faixas e cartazes, estiveram presentes para garantir a busca por mais digni -
dade na Educação. A ACOFRAPI, entidade que também trabalha em Guaianazes com Educação comple-mentar e que irmanada com o CIJ, usa nosso espaço para arealização das aulas de seus alunos filiados, esteve a frente de todo o processo de feitura de faixas e cartazes.
Para o CIJ e a ACOFRAPI, a união não faz a força, é o diferencial de parceria mais importante que temos. Nada pode contra o que luta por seus Direitos.

Diferencial em Conhecimento
Um homem maligno pode destruir todos os livros mas não conseguira tirar o conheci-mento de qualquer pessoa, e mesmo que destrua um sábio, jamais destruirá o mundo. O verdadeiro sábio luta para abolir toda a tirania e dinamitar a ignorância. Afinal, educar para a vida é preparar o aluno, para ser melhor que o mestre. Está aí a diferença entre ensinar e gerar conhe-cimento. O aluno que aprender a adquirir conhecimento através da busca, jamais deixará de aprender.
Que grito é este?

É o grito do excluído, que está aprendendo a lutar por seus direitos, pouco a pouco. Excluí-dos estes, que perceberam que as Leis existem apenas no papel e que para que elas sejam usadas a seu benefício, eles deverão lutar e gritar em praça pública, porque ser apenas silêncio que não quer calar não está mudando sua situação frente a vida. O brasileiro cansou de ouvir belos sermões e agora está indo a luta e o CIJ se orgulha de fazer parte deste grupo.

Quem somos? ( Você pode ouvir a música enquanto nos conhece.Que tal? )


Beautiful Stranger - Ouça aqui

Centro Interescolar da Juventude – Guaianazes.
Educação e Dignidade,mais que um sonho,uma realidade.
Administração: Antonio Balbino dos Santos
O Centro Interescolar da Juventude, é uma entidade filantrópica, que segue os parâmetros de uma Organização não Governamental, atuando na área de Educação Complementar. Nosso lema é: Educação e Dignidade, mais que um sonho, uma realidade.Isto porque acreditamos que a falta de investimentos válidos na rede de Ensino é um dos fatores que afasta os alunos da Escola. Isto, aliado a fato que, a maioria dos jovens iniciam sua independência financeira cada dia mais cedo, necessitando deixar a sala de aula para ingressar no Mercado de trabalho, para no geral, ajudar a família e outros, ainda, tornam – se arrimo de família ainda na adolescência. Pensando nestes fatores, a comissão para a formação deste centro, pesquisou, antes de ingressar nesta batalha, quais eram as necessidades de nosso Bairro ter uma entidade mais e quais deveriam ser suas principais características.
Observou – se também que não existia em nosso Bairro uma Entidade que priorizasse a educação e o atendimento específico ao jovem e adolescentes, pois as Instituições locais fazem atendimento a criança e a Terceira Idade, com a entrega de Leite e Cesta Básica, em convênios com CODEAGRO.
Assim nasceu o CIJ – Centro Interescolar da Juventude, para alcançar não só o jovem que está voltando para a escola, mais também alcançar o adolescente que está chegando a idade de abandonar esta mesma instituição. É aí que começa o papel deste Centro, preparar o aluno para o Mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes, que nada mais são que condutores que os façam ver que a Educação é a base de todo o processo de crescimento pessoal e que através desta, ele irá encontar portas abertas para o seu futuro além dos portões da Escola. Isto aliado aos esforços de nossos Professores e Coordenadores, tem sido o farol que abre o caminho para novas oportunidades.
CIJ - Guaianazes